A prefeita Suéllen Rosim e a presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Flávia Souza, vistoriaram na tarde desta terça-feira (9) as obras do novo reservatório da Vil Alto Paraíso, na região da Falcão. O diretor da Divisão de Produção do DAE, Heber Vieira, e técnicos e engenheiros da autarquia e da empresa que executa a construção acompanharam.
O reservatório permitirá maior capacidade de armazenamento de água, em uma região que é abastecida pelo Rio Batalha. Além disso, possui tecnologia mais moderna. A previsão é que seja concluído até o mês que vem. As chapas de aço vitrificadas importadas dos Estados Unidos que serão utilizadas na fase de montagem do novo reservatório metálico da Vila Falcão chegaram no canteiro de obras no final do mês passado.
A empresa a Tanks BR, vencedora da licitação, trabalha na preparação dos equipamentos para iniciar a montagem do teto e paredes do reservatório. Localizada em um setor atendido pelo sistema ETA/Batalha, a nova Unidade, que terá capacidade para armazenar 3,5 milhões de litros de água, vai aumentar a disponibilidade de água para a região da Vila Falcão. Para melhorar o abastecimento, além deste novo reservatório, o DAE também vai perfurar três poços neste ano, nas regiões do Núcleo Mary Dota, Vila Falcão e Praça Portugal, e construirá dois reservatórios na Vila Dutra.
Material
De estrutura mais moderna, este reservatório não exige mão de obra artesanal em todas as suas etapas, pois a sua parte principal não é composta de concreto, e sim por chapas de aço fabricadas industrialmente. O custo para a manutenção dos reservatórios metálicos é baixo em relação aos de concreto, e esta nova unidade será a primeira construída na região com a tecnologia do revestimento vitrificado. O investimento inicial do DAE na obra foi de R$ 4.041.000,00. As obras de interligação da rede adutora do novo reservatório já foram concluídas com recursos da própria autarquia, que incluem mão de obra e materiais.
