A Prefeitura de Bauru, em parceria com a Unimed, realizará um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O mutirão ‘Big Busca Bauru’ ocorrerá na região noroeste e parte da região oeste, com base em indicadores epidemiológicos dos últimos anos, e terá início na segunda-feira (22). Serão contemplados, entre outros, o Jardim Bela Vista, Vila Lemos, Vânia Maria, Santa Edwirges, Parque Jaraguá, Jardim Petrópolis, Parque Roosevelt, Fortunato Rocha Lima, Nova Esperança e Vila Dutra.
A duração será de duas semanas, de segunda a sexta-feira, entre 22 de fevereiro de 5 de março. Os caminhões passarão a partir das 8h recolhendo materiais inservíveis, como pneus, latas, garrafas, potes, móveis velhos, e objetos que possam acumular água. Os caminhões não recolherão entulhos da construção civil e podas de árvore.
Os moradores podem colaborar separando estes materiais, deixando na calçada no dia em que o caminhão for passar. Agentes de controle de endemias participarão do mutirão, com orientações aos moradores para evitar a proliferação do mosquito, e também recolhendo materiais inservíveis nos quintais das casas. Nesta quarta-feira (17), no Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), uma coletiva de imprensa vai apresentar detalhes sobre o mutirão. A colaboração da população é muito importante.
CASOS
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), recebeu a confirmação de mais 11 casos positivos de dengue em Bauru, no período de 10 a 16 de fevereiro. Desta forma, o município tem, até o momento, 25 casos autóctones de dengue em 2021, sem registro de casos importados. Não há óbitos pela doença neste ano. Mais quatro casos suspeitos estão em investigação. Em 2020, foram 795 casos, enquanto em 2019 o município viveu sua pior epidemia, com 26.250 casos e 42 óbitos.
