A Secretaria Municipal de Educação retomará as aulas presenciais nesta segunda-feira (1). O retorno está previsto para toda a rede municipal, que tem 90 escolas, sendo 65 de ensino infantil, 16 de ensino fundamental e nove de educação de jovens e adultos, somando mais de 23 mil alunos – apenas três escolas não terão o retorno presencial por enquanto. A Prefeitura de Bauru vai seguir todo o protocolo de biossegurança, e elaborou diretrizes e orientações para a retomada das aulas, amplamente divulgado para todas as escolas.
Foram realizadas reuniões com diretores, que repassaram as informações aos servidores e às famílias, em reuniões escalonadas. As aulas remotas já acontecem desde o dia 10 de fevereiro. Para as aulas presenciais, as turmas serão divididas em grupos com até 25% do total de alunos, e os estudantes frequentarão as aulas presenciais em sistema de rodízio. Todas as escolas estão equipadas com equipamentos de proteção individual (EPIs).
Os últimos equipamentos que faltavam estão sendo entregues e já estarão nas unidades escolares até esta segunda-feira. As unidades também receberão computadores e estão sendo equipadas com internet, para uso dos professores. A presença dos estudantes nas aulas presenciais é facultativa, uma vez que o ensino remoto continuará normalmente.
Todas as unidades foram vistoriadas pela Secretaria de Educação e liberadas pra volta às aulas, com exceção de três escolas. A Emef Dirce Boemer Guedes de Azevedo, no Parque Bauru, que tem 433 estudantes, está em reforma. Por conta disso, a prefeitura vai providenciar um outro espaço, o quanto antes. Até lá, os alunos desta unidade seguirão com aulas totalmente remotas.
Já a Emef Maria Chaparro Costa, no Parque Santa Edwirges, com 492 alunos, e a Emef Cônego Aníbal Difrância, no Parque São Geraldo, com 886 estudantes, precisam de reparos na fiação, o que também ocorrerá o mais rápido possível. Até que isso aconteça, estes alunos também seguirão com aulas totalmente remotas.
