Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a partir das 16h, a Secretaria de Cultura, por meio da Pinacoteca Municipal de Bauru e Casa Ponce Paz, homenageia Myriam Vanzella Sanson na 32ª edição da Exposição, Mulher e Arte (Exmarte). Também conhecida como Dinda Sanson, a artista é representante da arte naïf em Bauru.
O vídeo pode ser acessado pelo link (https://youtu.be/oe6ptg3XAZI) e vai estar disponível no canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, como parte da programação em homenagem às mulheres.
Para o evento, a Dra. Cleide Biancardi, especialista em história da arte, foi convidada a falar em vídeo sobre a importância de Dinda para as artes visuais na cidade e sobre o processo de criação da artista, além de explicar a relevância das obras que foram doadas ao acervo da Pinacoteca por meio de um projeto contemplado pelo Programa de Estímulo à Cultura (PEC). Através do projeto, 40 telas de Dinda Sanson foram restauradas e conservadas, e 20 foram doadas para a Pinacoteca.
A realização contou com a colaboração da divisão técnica do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural e a gravação e edição do vídeo por Jerônimo Godeguezi.
Sobre Dinda Sanson e a arte naïf
Myriam Therezinha Vanzella Sanson, conhecida como Dinda, nasceu em 18 de agosto de 1930, em Guarantã (SP). Atuou como professora no ensino infantil e se dedicou à pintura em porcelana e, depois, na década de 80, em telas. A artista plástica participou de exposições em todo o Brasil e em galerias na França, Portugal, Estados Unidos, Itália e Japão. Em Bauru, trabalhava em seu ateliê na Rua Gerson França e foi uma das primeiras a representar a arte naïf na cidade.
A arte naïf retrata imagens rurais, cotidianas, festejos religiosos e populares e tem obras pautadas pela espontaneidade, individualidade e nacionalidade, sem se encaixarem em uma tendência artística ou acadêmica. O Brasil, junto a países como França, Itália, Haiti e ex-Iugoslávia, teve grande representatividade no estilo e alcançou reconhecimento década de 50 através de pintores como Heitor dos Prazeres e Chico da Silva.
Serviço
Homenagem à artista Myriam Vanzella Sanson, a Dinda, no Dia Internacional da Mulher
segunda-feira, 8/3, a partir das 16h
Link para o vídeo: https://youtu.be/oe6ptg3XAZI
Duração: 7min.
O vídeo ficará disponível no canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru:
https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeBauru
Informações: (014) 3232-1552
