O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), protocolou nesta segunda-feira requerimento de informações solicitando esclarecimentos ao Ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre as novas tarifas de pedágio da Rodovia Federal (BR – 153), administrada pela Concessionária Triunfo Transbrasiliana, referente às praças de pedágios localizadas nas cidades de Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Marília, na nossa região. Desde o último sábado, as tarifas de pedágios da Rodovia Transbrasiliana sofreram um reajuste de 48,1%.
“É um aumento absurdo num momento totalmente inoportuno. Estamos atravessando uma pandemia, com altas nos preços de vários itens essenciais. Cobrar um pedágio quase o dobro do valor é insano”, argumentou o parlamentar paulista.
O deputado solicitou cópias dos contratos e de todas as informações técnicas e financeiras que justificam a elevação dos valores das novas tarifas dos pedágios. Questiona também: quais foram os índices de correção praticados; os valores das tarifas para os diferentes veículos automotores; quais as benfeitorias já realizadas nas Praças; de acordo com o cronograma de investimentos pactuado em contrato quais são as benfeitorias previstas para o triênio de 2021 a 2023 para as praças; quer saber se o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) tem efetivamente fiscalizado e conferido o cumprimento dos investimentos e melhorias; e que benefícios a concessionária oferece aos usuários, especialmente aos que sofrem algum tipo de acidente ou pane.
São municípios lindeiros da BR-153: Promissão, Guaiçara, Lins, Getulina, Guaimbê, Marília, Vera Cruz, Ocauçu, Campos Novos Paulista, São Pedro do Turvo, Salto Grande e Ourinhos.
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP)
Bauru, 08/03/21