O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP) adiantou nesta segunda-feira (29/03), que em conversa com o governador João Doria (PSDB), obteve parecer favorável dele, do envio para a Assembleia Legislativa de proposta de projeto de lei que retira o Hospital das Clínicas (HC) de Bauru da estrutura da USP, e passa a unidade para o governo do Estado. A tramitação deverá ocorrer em breve na casa legislativa. Materializada, a propositura garante a autonomia do HC e ajudará a resolver um problema crônico na saúde pública de Bauru.
*INICIATIVA
O parlamentar explicou que já existe projeto de lei com o tema apresentado na Assembleia pelo deputado Ricardo Madalena (PL), o PL 571, que propõe a transferência do HC da USP para o Estado e transforma a unidade em autarquia. Entretanto a matéria precisa partir do próprio Governo de São Paulo por criar despesa.
ATIVIDADES RETOMADAS
De acordo com Agostinho, os alunos da Faculdade de Medicina continuariam utilizando o hospital para as atividades normalmente, apesar do HC deixar de ser um hospital universitário. Ele argumenta que diferente do que ocorre em Botucatu, no hospital universitário, que é uma autarquia estadual, Bauru não terá quadro misto de servidores.
AGILIDADE
“Essa é uma ótima notícia para podermos ir materializando a implantação e abertura efetiva do HC de Bauru. Com a garantia de autonomia do hospital, apesar de ainda não estar apresentada, tudo ficaria mais ágil. Precisamos contar com o apoio de todos os deputados estaduais, para que assim que a proposta chegar na Assembleia, tenha regime de urgência e votação acelerada”, afirma Rodrigo Agostinho.
MAIS LEITOS
Segundo o parlamentar, paralelamente a proposta que deve ser enviada pelo governador para a Assembleia, a Secretaria de Estado de Saúde levantou um orçamento de R$ 12 milhões para aparelhar e equipar o HC de Bauru, que precisa deles para poder funcionar efetivamente. “Vamos trabalhar também para que isso aconteça o quanto antes. E ao mesmo tempo vamos continuar cobrando e lutando pela implantação e ampliação dos leitos de UTI e enfermaria para Bauru”, diz.
KIT-INTUBAÇÃO PARA O INTERIOR
O deputado protocolou nesta segunda também, ofício ao Ministro da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, e ao Secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, solicitando especial atenção, no sentido de fornecer os medicamentos que compõem o kit-intubação, com a máxima brevidade possível, em razão do aumento explosivo nas internações, e, sobretudo, pela falta de medicamentos e insumos necessários para a intubação de pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19), nas unidades de Bauru, Botucatu, Promissão, Jaú e Marília; e, nas Santas Casas de Misericórdia de Agudos, Arealva, Pederneiras, Lençóis Paulista, Pirajuí, Duartina, Cafelândia, Lins, Macatuba, Jau, Brotas, Bariri, Barra Bonita, Ourinhos e Garça.
No documento o parlamentar destaca, “lamentavelmente, informo que a cidade de Lençóis Paulista vem enfrentando uma verdadeira guerra contra a pandemia do novo coronavírus. E, mesmo com as novas ampliações em leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), promovidas nos últimos dias com auxílio da iniciativa privada, o PAC-19 (Pronto Atendimento à Covid-19), o município está à beira de um grande colapso, pois a capacidade de atendimento encontra-se no limite, e, para agravar ainda mais a situação nos hospitais, os medicamentos e demais insumos para a intubação dos pacientes estão com os estoques praticamente zerados”.
Agostinho faz referência ainda ao comovente depoimento do médico Dr. Norberto Pompermayer, presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em Lençóis Paulista, divulgado nas redes sociais, ao informar que alguns pacientes vieram a óbito por falta de bloqueador neuromuscular.
“Diante desta grave situação provocada pela pandemia do novo coronavírus, contamos com a sensibilidade e humanismo de Vossa Senhoria, na liberação dos respectivos medicamentos e insumos para dar continuidade no tratamento dos pacientes internados, bem como, dos que estão em filas de esperas em busca de acolhimento hospitalar”, apela o deputado.
CESSÃO DE USO
Na busca de ajudar a melhorar as condições de saúde da população e a qualidade de vida das pessoas, o deputado federal Rodrigo Agostinho, encaminhou ofício ao reitor da Universidade de São Paulo – USP, Professor Vahan Agopian, solicitando especial atenção ao pedido da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, referente a cessão de uso, no Hospital das Clínicas (HC) da USP em Bauru, em favor do Centro de Referência de Moléstias Infectocontagiosas (CRMI).
O parlamentar afirma no documento que, de acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Bauru, Dr. Orlando Costa Dias, o CRMI é referência na região, no atendimento aos portadores de HIV-AIDS e hepatites virais, tuberculose, hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, além de fornecer medicamentos antirretrovirais (ARV) disponibilizados pelo SUS.
Agostinho argumenta que conforme o secretário, as atuais instalações do imóvel na Rua Silvério São João – Quadra 1, onde os atendimentos são realizados, não comporta a equipe técnica e os serviços especializados. E que aspectos estruturais inviabilizam quaisquer melhorias no imóvel.
O deputado federal colocou-se à disposição para mediar todas as tratativas entre o HC e CRMI.
Bauru, 29/03/21
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP)