No dia 7 de abril se comemora mundialmente o dia da Saúde. Em meio a pandemia da covid-19 e passados mais de um ano de isolamento social, é propício lembrar da data. Os protocolos de segurança e higiene continuam em prática, e a campanha de vacinação está avançando, chegando a 9,2% da população brasileira, é o que apontam as secretarias de saúde.
De acordo com estudo realizado pela InterPlayers, houve um crescimento nas vendas de antidepressivos no Brasil. Comparando o 1º bimestre de 2020 em relação ao 1º bimestre deste ano, o aumento foi de 10%. Entre março de 2020 a fevereiro de 2021 (período da pandemia), a variação foi de 16%. Bruna Silvestro, diretora comercial e operações da InterPlayers, pondera “Transtornos mentais são silenciosos e invisíveis, mas em meio ao panorama atual, está cada vez mais em evidência”.
A NL Diagnóstica, teve um aumento de 2000% por testes para detecção de anticorpos neutralizantes do covid-19 neste ano. O exame é desenvolvido por meio da tecnologia C-Pass é capaz de identificar se o paciente desenvolveu imunidade ou não, estando o corpo apto a combater a infecção ocasionada por aquela cepa do vírus. “O exame desenvolvido por meio da tecnologia C-Pass é capaz de identificar se o paciente está imunizado em caso de novo contágio ou não”, afirma Fabio Moruzzi, diretor comercial da NL Diagnóstica.
Nesse cenário, a biotecnologia tem sido de grande valia para o combate à doença, pois ela é a responsável pelos testes, como o PCR, que funciona através da detecção de amplificação de material genético do vírus no indivíduo que está sendo testado. “A biotecnologia pode atuar no monitoramento do surgimento de novas variantes do vírus, através de técnicas moleculares de sequenciamento ou amplificação de material genético”, explica Lucas Ribeiro, co-fundador e CFO da Crop Biotecnologia.