Fotos – Thayna Polin/Prefeitura de Bauru

A Prefeitura de Bauru se reuniu com a Emdurb, Transurb e o Sindtran, na tarde desta quarta-feira (7), para discutir a situação do transporte coletivo urbano e encontrar alternativas. Por causa da redução do número de passageiros, as empresas apresentaram a situação de dificuldade para manter todos os compromissos em dia, e para este mês, informou aos trabalhadores que realizará o pagamento do salário em duas vezes.
De acordo com a proposta das empresas, a primeira parcela, com metade dos vencimentos, foi paga nesta quarta-feira, e a segunda parte tem previsão para a semana que vem. A Transurb, que reúne as duas empresas do transporte coletivo de Bauru, citou que ocorreu redução de 46% do fluxo de passageiros durante a pandemia, em comparação aos meses anteriores ao início da Covid-19. Mesmo assim, não foi possível reduzir na mesma proporção as despesas com salários, combustível, manutenção, entre outros.
Já os cerca de 400 trabalhadores, representados no encontro através do Sindtran, citaram a preocupação com os empregos e que já tiveram redução de salário no ano passado. Também comentaram o risco por estarem em um serviço essencial durante a pandemia de Covid-19. A categoria colocou a possibilidade de greve para a partir de sexta-feira (9), se nenhuma alternativa para o pagamento dos salários acontecer.
Diante do impasse, a prefeitura e a Emdurb prontamente marcaram a reunião. Algumas propostas foram apresentadas, e vão passar por análise jurídica e financeira, o que vai ser feito o mais rápido possível pelo município.
Participaram da reunião a prefeita Suéllen Rosim e os secretários de Finanças, Everton Basílio, e de Negócios Jurídicos, Gustavo Bugalho, o presidente da Emdurb, Luiz Carlos Valle, o presidente da Transurb, Felipe Augusto Jacomelli, o presidente do Sindtran, Reinaldo Donizete, e ainda diretores da Emdurb e diretores e advogados do Sindtran e Transurb.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU