O coronel Ironcide Gomes Filho assume a unidade em substituição ao tenente coronel Luiz Antonio Rosa
A Academia de Polícia Militar do Barro Branco realizou, na manhã desta sexta-feira (07), uma cerimônia para formalizar a passagem de comando. O coronel Ironcide Gomes Filho assume a APMBB em substituição ao tenente coronel Luiz Antonio Rosa, que estava interino desde a saída do coronel Alexandre Monclus Romanek, em meados de agosto.
O novo comandante ingressou na unidade em 1986, sendo declarado aspirante a oficial em 1991. O oficial, promovido a coronel em 2017, é bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, com especialização pelo curso do professor Damásio Evangelista de Jesus. Ao longo da carreira, serviu em diversas unidades como o 3º Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a Corregedoria da PM, na 3ª seção do Estado Maior, na Casa Militar e Coordenadoria de Assuntos Jurídicos (CAJ).
Em 2009, formou-se em primeiro lugar no CAO com a dissertação “Responsabilidade Social da Educação Superior na PM” que versa sobre o CFO e sua ligação com os princípios da Polícia Comunitária. Já no CSP, em 2013, defendeu a tese “Integração entre a PM e o Poder Judiciário Estadual”, onde propôs ferramentas para aumentar a eficiência administrativa e o processo de depuração interna.
O novo chefe da APMBB possui diversas condecorações, entre elas: Os colares Cadete Ruytemberg Rocha Heróis de 32 e tenente Coronel Álvaro Martins, as medalhas Coronel Pedro Dias de Campos, Centenário da APMBB, Mérito de Justiça e Disciplina, Logística, Centenário do Centro Médico, Mérito de Logística, Centenário da Aviação, Mérito do Estado-Maior, entre outras.
Sobre a Academia
Destinada, exclusivamente, a formar oficiais e a especializá-los em cursos e estágios específicos, a unidade conta atualmente com o Curso de Formação de Oficiais (CFO), equivalente a uma graduação, além do Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial-Militar e os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Superior de Polícia (CSP), equivalentes a mestrado e doutorado, respectivamente.Paula Vieira