DAE esclarece inversão no sistema de rodízio
Por conta do baixo volume de chuvas e da falta de previsão da mesma para os próximos dias, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) precisou retornar com o sistema de rodízio 24/24h nos bairros abastecidos pelo Sistema Batalha/ETA, a partir das 0h do último domingo, 31 de outubro, conforme nota enviada no sábado, dia 30 e publicada em nosso site. O declínio no nível da lagoa de captação do Rio Batalha também foi fator determinante para a retomada do revezamento no abastecimento de água.
O rodízio começou às 0h de domingo e está sendo alternado entre os bairros da região Centro/Altos da Cidade/Estoril I e II e os da região do Bela Vista, Vila Falcão/Alto Paraíso, Jardim Ouro Verde/Terra Branca.
A partir da 0h de ontem até 0h de hoje (01), os bairros da região Vila Falcão/Alto Paraíso/Bela Vista/ Ouro Verde/Terra Branca foram abastecidos. Já os do Centro/Altos/Estoril I e II começaram a receber água a partir da 0h de hoje (01) até 0h de terça (02).
A opção por inverter os bairros no sistema de rodízio foi devido ao funcionamento do comércio hoje (01), já que, ao seguir o sistema que vinha acontecendo, o comércio não teria abastecimento de água, o que prejudicaria as suas atividades. Desta forma, os bairros também não seriam prejudicados pela medida ao receber água no domingo (31) e no feriado de finados.
A decisão foi tomada para minimizar os efeitos da redução da produção de água distribuída pelo manancial, que hoje (01) registra 2,90 metros, sendo que seu nível considerado ideal é de 3,20 metros.
A Autarquia esclarece ainda que, as informações que constam no site, especificamente no campo “Mudanças no abastecimento”, disponível para consulta de toda a população, continuam com informações do sistema de rodízio anterior. As mesmas só serão atualizadas na quarta (03), por conta da folga dos servidores que abastecem o site oficial com as referidas informações, valendo atualmente as informações contidas na primeira página a respeito das regiões de abastecimento.
A medida é emergencial e temporária, podendo ser interrompida assim que o sistema volte a ficar equilibrado ou comece o período de chuvas. As demais regiões, que são abastecidas por água subterrânea (poços), não serão afetadas pela interrupção no fornecimento de água.
O DAE continua disponibilizando caminhões-pipa para o atendimento nas regiões afetadas através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular. A autarquia também pede à população que siga economizando água e evite o desperdício.
Assessoria de Comunicação DAE Bauru