Ana Maria Barbosa Machado*
POÊMICO (Grupo Expressão Poética)

Poêmico é o 11° livro coletivo do Grupo Literário Expressão Poética, que passou a existir desde 1999, idealizado por Vagner Fernandes dos Santos. No início o grupo publicou uma antologia reunindo 10 poetas da cidade, depois começou a promover saraus no SESC Bauru e encontros nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e levar palestras de incentivo à leitura e escrita nas escolas e universidades da região.
Hoje além de manter esses dois projetos ativos (edições de antologias literárias e visitas e palestras em escolas), o grupo organiza desde 2013 o Slam Bauru (concurso poético onde o autor declama um poema autoral) e desde 2014 participa do Palabra en el mundo (Festival Internacional de Poesia, realizado sempre no mês de maio com o tema PAZ)
O grupo conta com mais de 50 membros de poetas de Bauru, outras cidades do interior de São Paulo como Agudos, Duartina, São José do Rio Preto, Bariri, Paraguaçu Paulista e também de algumas localidades do Paraná como Maringá e Rio Negro.
Organizado por Ana Maria Barbosa Machado e Vagner Fernandes dos Santos, com projeto gráfico de Eduardo Viver, Poêmico mostra também a arte dos quadrinhos com roteiro e arte de Vagner com histórias elaboradas com frases dos autores, desenvolvendo um total de 10 histórias em quadrinhos intercaladas entre as páginas do livro.
Poêmico conta com 52 autores, 52 vidas…52 talentos que usaram da escrita como uma catarse dos tempos pandêmicos em que vivemos!!
REVISTA DA ABLETRAS (Academia Bauruense de Letras – ABLetras)

A Academia Bauruense de Letras foi um sonho planejado por vários intelectuais de Bauru encabeçados por Celina Lourdes Alves Neves e efetivamente em 07 de Julho de 1993, passou a existir como entidade cultural de ativa produção cultural na cidade.
Os integrantes da ABLetras entre outras ações promovem palestras em escolas e universidades de incentivo à leitura e escrita. Desde o ano 2000 a entidade publica Antologias Literárias de seus membros e um novo projeto em execução atualmente é a Revista da ABLetras que mesmo neste ano pandêmico de 2021, publicou duas edições: nº 01 em fevereiro e nº 02 em outubro. Nas páginas da Revista, encontramos textos em prosa e verso, entrevistas e artigos dos próprios acadêmicos e convidados. Vale ressaltar também o registro do momento literário da cidade de Bauru com depoimentos de novos poetas e seus livros de estreia.
Sob a presidência de Eron Verissimo Gimenes, a diretoria cessante da ABLetras encerra sua gestão promovendo o Concurso Nacional de Poesias Poetas do Brasil- “Rodrigues de Abreu” que arrebatou dos quatro cantos do país os mais variados estilos e talentos na poesia onde serão premiados os três primeiros colocados. Este concurso que terá seu resultado final divulgado em 15/11, tem a importante parceria do Lions Clube Bauru Centro e Lions Clube Marília Literário Osório Alves de Castro.
ANA MARIA BARBOSA MACHADO*
Nasceu em Bauru, no dia 15 de agosto de 1963. Poeta, escritora e palestrante de “Incentivo à leitura” nas escolas.
Acredita que o autor possa chegar aos seus leitores e influenciar de maneira positiva cada pessoa. Assim, a aproximação aluno/autor é importantíssimo para que se realize esta mudança, fomentando a parceria “cultura/educação”.
Em 1999 participa da formação do Grupo Literário“Expressão Poética”, idealiza e organiza em 2005 ao lado de outros companheiros o jornal “Expressão Poética”, que se manteve em circulação até 2016. Das 11 Antologias publicadas pelo grupo, coordenou a organizou de 9 delas. Participou como autora de mais de uma dezena de Antologias Literárias pelo Brasil e principalmente em Bauru. Membro efetivo da Academia Bauruense de Letras, e desde a sua posse em 2006, membro de sua diretoria. Como acadêmica participou de várias comissões, entre elas a “Comissão da Sede Própria” que conseguiu um espaço inaugurado em outubro de 2015 na antiga “Estação Ferroviária” atual “Estação das Artes”. Em 2020, a Prefeitura Municipal de Bauru desativa a Estação que é oficialmente lacrada e interditada, pois sua estrutura física corre sérios riscos.
SUAS OBRAS:
Como escritora e poetisa, Ana Maria começa a participar de livros coletivos em 1983 aos 20 anos. As publicações individuais de suas poesias em livros vêm desde 1995 quando se dedica de maneira mais intensa à literatura.
Em prosa já lançou seu 1º livro de memórias: “Crônicas de Família”. Na poesia publicou 5 livros: “Folhas em Branco” “Lua Nova”, “Loucas, Inúteis e Tolas”, “Maresia” e “Dilema”.
Na Literatura Infantil escreveu: “Petrúquio e seus amigos”, com ilustrações do artista Greifo.”O gato Rodolfo e a cobra Sofia”, “O sapinho Godofredo”, ambos ilustrados por seu filho José Greifo. Outra obra agora em parceria com o professor Júlio Paes e ilustrada por Greifo, na Série “Incluir com Responsabilidade”: “Teodoro, um menino vencedor!”, retrata a superação da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade.
Registrou a história da APAE Bauru em seus mais de 50 anos de fundação no livro “Um sonho de muitos”, ainda inédito.
Em novembro de 2018 na comemoração de seus 35 anos de publicações literárias, publica “Monólogos” (poesias selecionadas).
Antologias, Livros, Jornais e Revistas que organizou:
2001:“Re-tratos Poético” (antologia do Expressão Poética)
2005/2016: “Expressão Poética” (Jornais)
2007/2015: “O Desafio” e “Jornal da ABLetras” (jornais da Academia Bauruense de Letras)
2010: “Expressão Poética – 10 anos” (antologia do Expressão Poética)
2014: “Bauru de todos os tempos” (antologia do Expressão Poética)
2015: “Mulheres” e “Filho único” (antologias do Expressão Poética)
2017: “Expressão – 18 anos” (antologia do Expressão Poética)
2018: “Antologia Literária 9” – (Academia Bauruense de Letras)
2019: “Literatura na Escola” (Academia Bauruense de Letras) e “Vida de espiã” (antologia do Expressão Poética)
2020: “Cães Bélicos” (antologia do Expressão Poética), “Antologia Universitária” (Academia Bauruense de Letras) e Antologia Literária 10 (Academia Bauruense de Letras)
2021: “Revista da ABLetras – nº 01” (Academia Bauruense de Letras), “Poêmico – poesia em tempos pandêmicos” (antologia Expressão Poética), “O sonho de um apedeuta” de Gelson Caeia (produção independente) e “Cavalos insones em galopes alados” de Amanda Helena Gimeno (produção independente)
Colunista Especial do Portal Bauru Notícias (portalbaurunoticias.com)
Sócia fundadora do Lions Clube Marília Literário Osório Alves de Castro