DAE aplica reposição da inflação na tarifa de água e reajuste fica abaixo do anunciado
A prefeita Suéllen Rosim e o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Marcos Saraiva, discutiram nos últimos dias a solicitação da autarquia para reajuste na tarifa de água e esgoto. A proposta inicial foi para aumento de 35%, conforme anunciado em setembro. No entanto, a prefeita não autorizou este índice, em função do momento econômico do País.
Após estudo mais aprofundado sobre o reajuste, a autarquia levou em consideração alguns fatores para chegar ao percentual definido a ser aplicado, como a reposição da inflação, crescimento econômico, queda na inadimplência e na arrecadação no pós pandemia.
Dessa forma, a prefeita concedeu a reposição da inflação acumulada no último ano, levando em conta o IPCA dos últimos doze meses de 10,74%. Este reajuste será suficiente para que o DAE possa manter o equilíbrio financeiro e garantir a execução de obras de infraestrutura, bem como cumprir com investimentos contidos no Plano Diretor de Águas, que possui cronograma definido.
A reposição da inflação será publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (30), sendo cobrada a partir do consumo de janeiro, com vencimento em fevereiro de 2022.