José Maleski
Cresce a intolerancia. O odio assume posição de destaque em alguns setores da sociedade. Organizacões fascistas e ate nazistas sairam das trevas e mostram sua cara em manifestacões politicas, portam bandeiras , simbolos, fazem gestos odiosos saudando a criminosa ultra direita em varios paises do mundo, e sao apoiadas por setores importantes do sistema coletivo. O fantasma da violencia do holocausto nos assombra em pleno seculo 21, um dos piores episodios da historia mundial nao pode ser esquecido nem ter suas consequencias amenizadas.
Tracando um paralelo entre o Brasil e os Estados Unidos, constatamos que os governos de direita incentivam esses repugnantes atos anti democraticos. Em janeiro a cidade de Orlando FL USA, foi palco de varias manifestacões de grupos nazistas e grupos de ultra direita , com cartazes, faixas, e gritando palavras de ordem contra a comunidade judaica, e disseminando propaganda nazista. A policia foi acionada e somente interveio apos agressões a um grupo que se opos a manifestação . A dita e propagada liberdade de “expressao” americana e quase sagrada, inclusive apos uma semana dos atos , pessoas foram denunciadas nao pela manifestação e sim pelas agressões constatadas durante o ato nazista.
Desde a eleição presidencial brasileira convivemos com grupos de ultra direita que pregam conceitos racistas, preconceituosos como: liberação geral de armas , militarização das escolas, poder ilimitado as policias militares, patriotismo exacerbado, acões fascistas inundaram a campanha. Varios foram os episodios que deixaram bem claro que a ideologia de ultra direita estaria a frente das acões do governo. E a pratica demonstrou isso com clareza. A influencia do Trumpismo e clara, existe um segmento brasileiro defendendo os principios antidemocraticos da ultra direita americana. No tocante a pandemia e as vacinas da Covid19, a mesma sistematica de negação as vacinas foi usada nos dois paises, a ciencia foi deixada de lado , a defesa da economia , em face da pandemia foi utilizada para justificar a abertura dos estabelecimentos comerciais e industriais, mesmo em meio a gravidade da pandemia, deixando bem evidente que o lucro foi mais importante do que a saude publica.
As midias eletronicas atualmente sao usados para a disseminação de um numero bastante significativo de informacões falsas ,no intuito de disseminar conteudos de ultra direita e na maioria das vezes com informacões inveridicas e produzidas que visam tumultuar processos democraticos , seguindo a cartilha da direita fascista, onde a etica ou a veracidade das informacões nao e levada em conta.
Tanto o Brasil como os USA estao numa situação muito preocupante com relação a esse crescimento da intolerancia , a politica anti democratica com o renascimento dos movimentos radicais de ultra direita estao levando um odio crescente e que tem causado conflitos inclusive raciais, e evidente uma tensao social se agravando e chegando a casos extremos de violencia e segregação.
Vivemos tempos sombrios onde estamos perdendo direitos conquistados, lutando para manter o processo democratico como um todo, temos que reagir, tanto os brasileiros quanto americanos sao ameacados em seus direitos por um sistema que esta voltado a ideologias de grupos de ultra direita. A luta democratica garante nosso futuro.
“A cadela do fascismo esta sempre no cio ” ( Bertolt Brecht ) ikselam2022
*Jose Otávio Mello Maleski, casado, uma filha , orgulhoso paranaense de Cornélio Procópio norte do Paraná, legitimo “pé vermelho”. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ex-funcionário do extinto BANESTADO , ex Diretor do Sindicato dos Bancários de Londrina e região ,socialista por convicção politico ideológica e não partidária.
Eclético em religião, com profundo respeito a “DEUS” seja qual for a forma ou credo em que se acredite e se apresente, apesar das peripécias desonestas de boa parte dos lideres religiosos . Sambista, ritmista de Escola de Samba, residindo desde 2006 em Boca Raton -Florida – Estados Unidos , corintiano de coração, tenho dupla cidadania brasileiro por nascimento , e americano por adoção, amando e respeitando minha Pátria natal ,bem como a América que simpaticamente me acolheu.
Estou me aventurando no seleto mundo dos jornalistas e escritores mostrando um pouco do ” jeito americano de ser e viver” sob o prisma de um brasileiro. Saliento que não quero instigar debates ou discussões acerca dos temas abordados, bem como não sou o senhor da verdade e os artigos irão mostrar minha visão pessoal e experiências aqui vividas e testemunhadas. Meu único e estrito compromisso eh com a verdade e honestidade dos conteúdos aqui abordados . Faremos de forma descontraída e divertida, repassando informações em geral , curiosidades , peculiaridades, e por que não , aberrações da terra do Tio Sam.
Agradeço o convite do amigo ZAPAROLLI ( maiúsculo pelo trabalho realizado) e espero somar experiências positivas ao grupo de colunistas do portalmariliense.com.
” A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara a seu tamanho original”
– Albert Einstein.