O Departamento de Água e Esgoto deu início a substituição dos hidrômetros antigos, com tempo de uso superior a 5 anos nos bairros Bela Vista, Vila Seabra, Parque União e Vila Quaggio. Serão aproximadamente 98 mil aparelhos, correspondendo a cerca de 70% de hidrômetros instalados.
A autarquia dará continuidade a troca dos aparelhos nos bairros Núcleo Gasparini, Índia Vanuire e Jardim Helena. Ao todo serão instalados cerca de 436 marcadores novos em substituição aos equipamentos antigos nestes bairros.
Como parte da primeira etapa do plano de redução de perdas e com o objetivo de padronizar os aparelhos e cavaletes, servidores da autarquia estarão realizando a substituição nos bairros em que as obras de setorização foram concluídas, sem custo para o consumidor. Os moradores são previamente comunicados pelo setor de Hidrometria da autarquia.
A partir da troca dos medidores, o DAE terá condições de avaliar a diferença derivada entre os consumos, antes e após a instalação dos novos hidrômetros, identificando a real perda verificada pelo desempenho dos equipamentos antigos. O objetivo é garantir precisão nas medições, já que em razão do tempo de uso o aparelho acaba marcando menos do que o consumido.
No período de 2014 a 2021, o Departamento substituiu um total de 36.380 aparelhos com mais de 5 anos de uso. A troca dos hidrômetros faz parte das ações apontadas no Plano Diretor de Água para diminuir o índice de perda no município. Observando as diretrizes do PDA, o DAE pretende trocar 2 mil hidrômetros por mês.
Em janeiro, a autarquia adquiriu 23.943 hidrômetros, entre eles aparelhos com vazão entre 1,5 m³/hora e 5 m³/hora. O DAE aguarda a entrega de mais 2.250 equipamentos para abril.
O hidrômetro é o aparelho que registra o consumo de água de um imóvel, residencial ou comercial. Por funcionar com componentes móveis e com o tempo de uso, podem ocorrer desgastes nas peças e consequente perda do desempenho no registro, marcando menos do que o consumido. A diferença pode chegar a aferição de 80% abaixo da quantidade real consumida. Por isso, muitas vezes, logo após a troca do hidrômetro é normal uma elevação no valor da conta de água em função da medição correta, detectando o consumo que antes não era corretamente registrado.
O DAE disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Público do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular para a população obter informações ou tirar dúvidas.
Fotos: Divulgação DAE
Assessoria de Comunicação DAE Bauru