HISTÓRIAS DA PÁSCOA COM MUITA ALEGRIA E DIVERSÃO
A Prefeitura de Bauru, através das Secretarias de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Obras, e de Esportes e Lazer (Semel), realizou o evento “Histórias da Páscoa”.
O evento celebra o feriado de Páscoa, em busca de descentralizar as atividades culturais e das feiras de artesanato de Bauru, e aconteceu na praça da Avenida Jorge Zaiden, quadra 12.
A festividade contou com atrações artísticas no caminhão-palco, como o espetáculo “Revivendo os Festivais”, com apresentação de Nel Marques, Cátia Machado, Silvia Souto, Paulo Saca e Bruno Cândido. A apresentação é parte da contrapartida ao benefício concedido por meio da Lei Aldir Blanc (inciso II – subsídios mensais a espaços culturais) em 2020 ao Espaço Gentileza, coordenado por Nel Marques.

Entre as atrações estarão também o grupo musical “Cordas Vivas”, criado pelo instrutor artístico Francisco Silva, que irá realizar apresentação de diversas músicas populares brasileiras, e as voluntárias Maria Sirlei, professora de Espanhol, e Andrea Sena, que irão declamar o conto “Sapatinho Vermelho”.

Fizeram parte do evento as Feiras de Economia Criativa Bauruense, Ubá e dos Artesãos do Centro, com artigos artesanais, como vestuário, decoração, acessórios, comidas, entre outros, voltados à data comemorativa.

A Biblioteca Municipal compareceu através da realização da Feira Literária, realizando a doação de livros. Além disso, as crianças também terão à sua disposição, gratuitamente, brinquedos infláveis como o pula-pula, oferecidos pela Semel.



FORMAÇÃO DE TURMAS PROFISSIONALIZANTES

A Casa do Empreendedor, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), em parceria com o Programa Via Rápida e a ETEC Rodrigues de Abreu, formou na última quinta-feira (07) as turmas do curso de instalação e manutenção de equipamentos de climatização.

Foram formados 27 alunos. Participaram da cerimônia a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gislaine Magrini; o diretor da Divisão de Fomento ao Empreendedorismo e Assuntos do Trabalho, Vantuil Campanari; a diretora da ETEC Rodrigues de Abreu, Ana Carla Fernandes Cacere; Marinice Messias da Silva Brunelli, responsável pela coordenação do curso; e Genilto Venceslau da Rocha, professor do curso.

Realizado pelo Via Rápida em parceria com a Prefeitura de Bauru, por meio da Sedecon, o curso buscou auxiliar a população em sua inserção no mercado de trabalho e busca por melhores oportunidades. As aulas foram ministradas presencialmente, em uma carreta climatizada localizada na Praça Rui Barbosa, Centro.

Banda Sinfônica se apresenta em Bauru pela primeira vez neste ano
A Banda Sinfônica de Bauru se apresentou pela primeira vez neste ano para o público do município. O concerto aconteceu na noite da última quarta-feira (6), na sede da Banda e Orquestra Sinfônica, no Centro, com a presença de público numeroso, com todos os lugares do auditório completamente ocupados. A entrada foi gratuita.


O concerto teve o mesmo repertório apresentado no último dia 27 de março, na Sala São Paulo, na capital paulista, conforme segue abaixo.
Devanildo Balmant – Regente
Luiz Marcelo – Flauta
Mikhail GLINKA
Ruslan e Ludmila: Abertura
Gustav HOLST
Segunda Suíte Militar em Fá maior, op. 28
Anacleto de MEDEIROS
Jubileu – Dobrado
Miguel RUIZ
Verinha – Valsa
MESTRE DUDA
Suíte Pernambucana de Bolso
Carlos Alberto BRAGA
Copacabana [arranjo de José Roberto Ligiério]
Edu LOBO
Ponteio
Hermeto PASCOAL
Bebê [arranjo de Hudson Nogueira]
Horto Florestal recebe aulas de Tai Chi Chuan
O Horto Florestal está recebendo neste mês de abril, aulas gratuitas de Tai Chi Chuan. As aulas acontecem por meio da parceria da Secretaria do Meio Ambiente, através do Horto florestal, com a Associação Wei Lian de Kung Fu.

O professor William F. Pense ministra as aulas todas as quartas e sextas-feiras, a partir da 7h30, na parte aberta à visitação do Horto Florestal. As aulas de Tai Chi Chuan são gratuitas para todas as idades. A inscrição acontece no local, no horário da aula. É necessário ir com roupas leves que permitam o movimento.
Aulas de karatê para pessoas com deficiência visual
A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com o Instituto Hitsuji Karate-Do Shotokan, oferece, pela primeira vez, aulas gratuitas de karatê para pessoas com deficiência visual.

As aulas acontecem de terça e quinta-feira, das 10h às 11h, no Instituto Hitsuji Karate-Do Shotokan, localizado na Rua Alfredo Ruiz, 9-62, Vila Mesquita, próximo ao Hospital de Base de Bauru.
Para realizar a inscrição é necessário ter no mínimo 16 anos. Os interessados devem comparecer ao local no horário que acontecem as aulas e fazer a inscrição diretamente com a sensei Maria Silva. É preciso apresentar documento com foto e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. As vagas são limitadas. A inscrição da turma será encerrada quando houver cerca de 10 pessoas matriculadas.
Atualmente, a turma é composta por 3 alunos, entre eles o casal Rafael dos Santos Rodrigues e Josiane da Silva Arantes. Os dois relatam que desde criança gostam do esporte e que praticá-lo os ajudam a treinar a orientação, mobilidade, disciplina e até mesmo a lidar com a ansiedade.
Devido a todos esses benefícios, Rafael e Josiane, não arrumam desculpas para não comparecem às aulas. Sozinhos, e precisando se locomover de ônibus, o casal leva em torno de 40 minutos para chegar ao local. Eles fazem esse esforço em razão da importância do karatê na vida de ambos e do comprometimento que eles têm com a sensei.
As aulas de karatê para pessoas com deficiência visual são ministradas pela sensei Maria Silva em parceria com a voluntária, karateca e educadora física, Adeline Borini Gargioni, que declara que para ela tem sido muito enriquecedor participar desse projeto.
A iniciativa foi idealizada pela sensei Maria Silva. Ela conta que sempre trabalhou com pessoas com deficiência intelectual, como por exemplo, alunos autistas ou com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Porém, é a sua primeira vez dando aulas para uma turma de pessoas com deficiência visual. “Tem sido uma experiência muito positiva”, afirma a professora.
Além disso, ela comenta que esse novo projeto a tem incentivado a buscar mais conhecimento, se aperfeiçoar e melhorar tanto na área profissional, quanto pessoal.
Maria também explica que a principal diferença entre as aulas direcionadas para pessoas com deficiência visual e para as pessoas que não têm esse tipo de deficiência, é que para os videntes, ela demonstra muito os movimentos. Já para essa nova turma, é necessário descrever os movimentos de maneira mais detalhada e objetiva.
A sensei ainda destaca as diversas vantagens de realizar o esporte: “Para os alunos que praticam karatê, com ou sem deficiências, é possível desenvolver a disciplina, o treinamento, a dedicação, o comprometimento, o equilíbrio, a percepção, a orientação, a força e a coordenação”. Ela também chama a atenção para o fato do karatê contribuir não só para a saúde física, mas também para a saúde psicológica, e ressalta: “O karatê não é só a prática da modalidade esportiva, é uma filosofia de vida”.
Demais turmas de Karatê
Além da turma para pessoas com deficiência visual, também são oferecidas aulas para outros públicos. Confira:
- Para pessoas a partir de 7 anos, de terça e quinta-feira, das 9h às 10h, no Instituto Hitsuji Karate-Do Shotokan, localizado na Rua Alfredo Ruiz, 9-62, Vila Mesquita.
Os interessados precisam comparecer ao local no dia e horário das aulas para realizar a inscrição. Devem apresentar documento com foto e informar endereço completo. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais, que também devem apresentar documento com foto para que seja feita a inscrição do aluno.
- Para os idosos, de terça e quinta-feira, das 14h às 15h30, aulas online.
Para mais informações sobre todas as turmas das aulas de karatê, entre em contato com a sensei Maria Silva pelo telefone (14) 99167-7878, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Feira literária na região do Parque Roosevelt faz homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil
No dia Internacional do livro infantil ( comemorado em 2/4), a secretaria Municipal de Cultura realizou um feira literária na região do Parque Roosevelt, com apresentações musicais e doação de livros. O Projeto “Biblioteca mais perto da comunidade”, levou o caminhão palco para a quadra 05, da Rua Nelson Tosoni Decarlis, em um evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Mais de 250 pessoas passaram pela feira literária e foram atendidos cerca de 80 jovens e adultos e 30 crianças com doações de mais de 80 livros. Um dos objetivos do projeto é estimular a leitura e aproximar o público das bibliotecas municipais.
O projeto “Biblioteca mais perto da comunidade” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e conta com uma feira literária, com a doação de livros e apresentações musicais no Caminhão Palco. A tarde deste último sábado contou com as apresentações do Cantor e Compositor Nel Marques e da Ong Periferia Legal, com apresentações de Stret Dance e HIP HOP.
As apresentações da Periferia Legal e Nel Marques, fazem parte das contrapartidas pelos benefícios recebidos da Lei Aldir Blanc (inciso II- subsídio mensal a espaços culturais). A Secretaria de Esportes e Lazer colabora com brinquedos Kid play, castelo pula-pula e cama elástica.

O projeto “Biblioteca mais perto da comunidade” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Divisão de Bibliotecas e tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Bauru e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEMEL.
PRODUÇÃO E EDIÇÃO: COLUNISTA MARCO AURÉLIO ZAPAROLLI
COM TEXTOS E FOTOS DE ASSESSORIAS E COLABORADORES