_assessoria de imprensa_
Quando se fala sobre o termo boca seca, precisamos entender melhor o significado dessa disfunção bucal, sim, esse é um problema chamado de xerostomia, isto é, basicamente a falta de produção natural da saliva.
Esse mal afeta pessoas de todas as idades, mas, primeiramente, das mulheres idosas por diversos fatores, incluindo a ausência da produção de alguns hormônios.
Esse problema tem alguns nomes como: hipossalivação, xerostomia, assialorreia, em que podem ter diversos fatores para a causa e a forma de tratar basicamente:
Aumentar a salivação consiste em métodos simples pelo uso de medicamentos sob a orientação de um médico.
Sabia que ter a boca seca quando acordar pode ser um sintoma mínimo, mas importante sinal na desidratação e com isso é recomendável que imediatamente regularize a situação bebendo água.
Caso os sintomas continuem ao longo do dia, ou no mesmo momento em que ingerir a água, então é o momento de consultar um médico ou uma clínica odontologica.
Quais as causas do problema de boca seca
As causas para a xerostomia podem ser muito diferentes e variar entre os pacientes, afinal, nenhum corpo é igual ou possui as mesmas condições.
Sendo assim, algumas das principais causas de boca seca incluem:
- Pessoas que convivem com o HIV;
- Mudanças no humor geradas por depressão e ansiedade;
- Utilização de vários medicamentos fármacos ao mesmo tempo;
- Problema com doenças crônicas como hipertensão e diabetes;
- Remédios de hipertensão, diuréticos, antialérgicos, ansiolíticos, entre outros;
- Fumar também pode causar “boca seca”;
- A ausência de vitaminas específicas.
Contudo, a origem do problema só poderá ser identificada de fato após consultas com o profissional da odontologia.
Como identificar as causas da boca seca:
Por mais que pareça ser fácil perceber o problema, ainda existem algumas dúvidas que as pessoas não identificam como causador da boca seca (falta de saliva).
Com o tempo, até realmente notar os sintomas e chegar ao médico ou um dentista especialista em gengiva pode ser que o problema já tenha agravado, mas pode realizar a observação com os seguintes sintomas:
- Falta de nutrição, principalmente nos idosos;
- Crescimento da placa bacteriana, gengivite e cáries;
- Infecção fúngica na boca, como candidíase;
- Dificuldade na fala;
- Pele ressecada com rachadura nas laterais da boca;
- Língua avermelhada, seca e com dor;
- Ressecamento nos lábios e rachaduras;
- Saliva espumosa, pegajosa ou grossa;
- Dificuldade ao ingerir alimentos;
- Extrema dor e dificuldade de engolir alimentos, principalmente os secos;
- Sensação de não identificar o paladar alterado;
- Mau hálito;
- Algumas lesões são notadas na mucosa da boca;
- Sentir a secura e a dor na garganta.
Na presença de qualquer um dos sintomas mencionados acima, procure imediatamente um médico, assim podendo prevenir que um problema pequeno se torne algo muito maior.
Remédios podem causar o problema de boca seca?
Sim, alguns medicamentos podem gerar a xerostomia.
Tendo em mente que há medicamentos que podem elevar o problema da boca seca, alguns deles a serem mencionados podem ser antipsicóticos, antidepressivos, antidiuréticos, anti-hipertensivos e principalmente remédios para tratamento do câncer.
O problema principalmente com o câncer é o tratamento agressivo, onde os medicamentos e a radioterapia que elimina as células cancerígenas pela radiação são realizadas na região do pescoço ou cabeça, podendo causar a boca seca.
Pode até aparecer secreções ou ferimentos na região da gengiva, justamente por ser a região mais afetada e que causa o transtorno bucal.
Sendo assim, só seria possível o tratamento em uma clínica dentária 24 horas caso esteja a xerostomia esteja em situação crítica, ou se a pessoa já estiver no hospital poderá encontrar a ajuda adequada sobre o procedimento.
Problemas respiratórios causam a boca seca
Existe a possibilidade de se obter o problema de boca seca com a “Tireoidite de Hashimoto”, que é a doença desenvolvedora de auto-anticorpos que atacam então a tireoide causando inflamação e dor na garganta.
Consequentemente causando hipertireoidismo, sendo seguido pelos sinais e sintomas que lentamente vai se transformando em ressecamento com o problema de boca seca.
Além do mais, problemas como asma e bronquite podem levar ao ressecamento bucal, principalmente por conta dos medicamentos ou por fazer com que os pacientes respirem pela boca.
O estresse também pode ser o causador da xerostomia, pois assim como a ansiedade, mexe com o funcionamento do corpo como um todo.
Como hábitos comuns para a saúde bucal podem tratar a boca seca?
Saiba que a melhor forma de combater o problema de boca seca é realmente ingerir muita água durante o dia, deixando um pouco do líquido abaixo da língua e fazendo com que as glândulas salivares o absorvam.
Caso esteja sentindo que a boca seca está se tornando cada vez mais intensa, e esteja pesquisando clareamento dental quanto custa, o dentista também poderá realizar uma consulta odontológica para identificar possíveis fontes do problema antes que piore.
Os aparelhos odontológicos, tem uma grande diversidade, portanto procurar a melhor forma de tratar os dentes com um profissional de odontologia é a melhor saída para sua saúde bucal.
Mas, o ideal mesmo é realizar os cuidados e tratamentos necessários sempre em uma clínica de odontologia para não correr o risco de infringir ou prejudicar o tratamento médico da boca seca.
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar fio dental, é a forma mais eficiente de garantir uma boca saudável.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.