Saiu oficialmente da situação de emergência em saúde provocada pela pandemia de Co- vid-19. Publicado em 20 de março de 2020, o decreto municipal nº 14.664 vinha sendo renovado pelo Executivo desde então, mas sua última atualização, realizada em 20 de janeiro deste ano, venceu nesta semana. A prefeitura disse que, por enquanto, não prevê renovar a medida, já que os índices pandêmicos no município são considerados controlados.
CONSONÂNCIA
Entre outras medidas, o decreto trazia orientações como a disponibi- lização de álcool em gel 70% em to- dos os ambientes do estabelecimen- to onde haja circulação de pessoas. A queda do decreto de emergência em Bauru ocorre em consonância com posição do Ministério da Saúde, que ontem editou portaria estabelecen- do o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretada em fevereiro de 2020. A diferença é que a portaria conta com um período de transição e irá vigorar somente 30 dias após sua publicação no Diário Oficial da União.
PANDEMIA
Apesar das mudanças e do arrefecimento da situação epide- miológica, o status de pandemia em relação à Covid-19 continua valendo no mundo, isso porque a responsável por classificar a doença é a Organização Mundial de Saúde (OMS), que manteve a especificação na última reunião sobre o assunto, na semana passada. Os países, no entanto, são autônomos para rea- lizarem o enfrentamento da forma como melhor avaliarem.
Com informação é da coluna OPINIÃO, do Jornal da Cidade