A Secretaria de Educação de Bauru, por iniciativa do seu Departamento de Planejamento, Projeto e Pesquisas Educacionais lança nesta quinta-feira (29), o Projeto “Bauru: Cidade Olímpica da Ciência”. O evento será realizado nas dependências do Senai-Bauru, das 09h às 12h, com acesso pela rua Azarias Leite, quadra 09.
O evento contará com participações, na Mesa Diretora de Trabalhos, da secretária de Educação de Bauru, Maria do Carmo Kobayashi, da prefeita Suéllen Rosim, do Diretor do Departamento de Planejamento, Projeto e Pesquisas Educacionais, Fábio Shwarz dos Santos e do Diretor do Senai, Ademir Redondo. E terá participação especial do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras, via plataforma digital, que fará uma fala de apoio ao Projeto. Foram convidados a participar representantes do Ensino Superior de Bauru, Diretoria Regional de Ensino, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, representantes do Sistema S, alunos do Senai, inclusive alguns premiados em olimpíadas mundiais do Conhecimento.
O objetivo principal deste projeto é incentivar a participação de escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e colégios técnicos, com parcerias com Instituições de Ensino Superior do município de Bauru em olimpíadas de conhecimento, proporcionando maior interesse e acesso à ciência em ambientes formais de educação.
Escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e colégios técnicos, com parcerias com Instituições de Ensino Superior do município de Bauru serão convidadas para participar do projeto “Bauru: cidade olímpica da Ciência” no início do mês de maio de 2022.
Os índices de participação de cada segmento serão acompanhados ao longo do ano de 2022 para verificação de necessidade de maior incentivo e ações necessárias para gerar adesão. Durante esse período serão estabelecidas parcerias com Instituições de Ensino Superior para planejar e realizar ações voltadas para a formação dos alunos com direcionamento para as olimpíadas do conhecimento.
A Secretária de Educação, Maria do Carmo Kobayahi explica que as Olimpíadas do Conhecimento foram inspiradas nas Olimpíadas Gregas, criadas em 2.500 a.C, com caráter religioso, político e esportivo. “Entretanto, a proposta hoje é fazer com que os estudantes vejam a Ciência como uma conquista humana, uma criação por meio da investigação e do estudo”, enfatiza. “A Ciência é o meio que podemos conhecer o céu, a terra e a relação com o mundo e é neste sentido que Bauru vai sediar a Cidade Olímpica da Ciência”, concluiu Kobayashi.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU