por Nilton Marcello
NOTA DE FALECIMENTO – Vítima de tiro acidental da própria arma, dentro da sala de exames de ressonância magnética, em São Paulo (SP), o advogado e influencer Leandro Mathias Novaes, aos 40 anos de idade.
Mais do que nota de falecimento é mais uma triste, lamentável, fatal e chocante tragédia registrada na segunda-feira, (16/1/2023), no laboratório Cura, Avenida Brigadeiro Luis Antônio, no Jardim Paulista (SP), onde o advogado Leandro Mathias Novaes, aos 40 anos de idade, enquanto acompanhava sua mãe na realização de um exame de ressonância magnética, apesar de todas as instruções, recomendações e avisos, e embora tenha guardado o pente extra e 30 munições, o advogado entrou na sala de exames com uma pistola 9 milímetros na cintura.
E, de acordo com a polícia que atendeu a ocorrência, mesmo estando a um metro de distância quando a máquina foi ligada e começou a funcionar, a arma foi atraída como um imã e após bater na parede do aparelho médico disparou atingindo o advogado no abdômen.
Socorrido imediatamente para o Hospital São Luiz onde passou por cirurgias e estava internado em estado grave, o advogado Leandro Mathias Novaes, não resistindo à gravidade do ferimento, faleceu no dia 6/2/2023), aos 40 anos de idade.
O caso foi registrado pelo 14.º Distrito Policial que investiga o caso como disparo acidental de arma de fogo.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) o Dr.º Leandro Mathias Novaes tinha autorização de porte de arma de fogo, a arma estava registrada em seu nome, e antes de entrar na sala do exame, ele assinou um termo de contraindicação de campo magnético para acompanhantes.
A triste e lamentável notícia da morte trágica, inesperada e precoce do Dr.º Leandro Mathias Novaes foi confirmada pelo advogado e amigo Ângelo Cavaleri, porta-voz da família de Leandro e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) 108.ª Subseção de Cotia, na Grande São Paulo que nas redes sociais escreveu:
- “É com profundo pesar que a OAB Cotia comunica a todos os colegas advogados a perda inesperada do nosso querido amigo e advogado. Lamentamos a perda e nos solidarizamos com a família neste momento de dor”,
Em nota, o laboratório Cura afirmou que Leandro e sua mãe foram orientados em relação aos procedimentos para acessar à sala do exame inclusive foram alertados “sobre a retirada de todo e qualquer objeto metálico” e que ambos assinaram termo de ciência com relação a essa orientação”.
Informou ainda ter seguido todos os protocolos exigidos, e que o advogado não mencionou a arma antes de entrar no local da ressonância.
Além da CNN, diversos portais, blogs e sites de jornais, revistas e TV, ex colegas de faculdade, sua numerosa clientela, amigos, seguidores da internet, familiares e conhecidos da comunidade tristes e chocados lamentaram o ocorrido e em solidariedade enviaram notas de pesar à família e orações pedindo a Deus pelo consolo dos familiares e amigos do advogado que foi um ícone da garantia de direitos e um verdadeiro paladino da justiça.
Informações sobre data, horário e local do velório e sepultamento do corpo de Leandro ainda não foram divulgadas.
Leandro Mathias Novaes foi um homem forte, cheio de vida, saúde, energia, sonhos e muita determinação, e um advogado criminalista nascido e criado em São Paulo, formado pela Faculdade Mario Schenberg, de São Paulo, na turma de 2013, que se descrevia no LinkedIn como especialista em Direito Penal e Processo Penal.
Sempre envolvido nas causas de defesa dos direitos da classe e das prerrogativas dos advogados injustiçados da OAB, Leandro Mathias também foi um ferrenho defensor dos direitos de crianças com deficiência que ao longo de sua trajetória no Direito além de atuar com eficiência em seu escritório particular foi presidente Comissão de Prerrogativas na OAB Cotia – 108.ª Subseção, foi presidente na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), e presidente da Comissão do Tribunal do Júri na OAB Cotia – 108.ª Subseção.
Conhecido como Ministro na intimidade da família e amigos, além de um lutador de arte marcial que de forma brilhante ostentava a faixa marrom de Jiu Jitsu e Judô, Leandro foi um “influencer” em cujo perfil nas redes sociais, tinha quase 50 mil seguidores, cerca de 7,5 mil no Tik Tok e mais de 49 mil visualizações onde exibia a sua inclinação armamentista, aparecia em vídeos com armas, produzia conteúdo na internet defendendo o uso de armas e tirava dúvidas de usuários sobre os CACs (sigla que define o grupo de caçadores, atiradores e colecionadores).
Um excelente ser humano, bem relacionado, inteligente e divertido Leandro Mathias Novaes foi um filho amoroso, um grande pai de Rafael, um esposo apaixonado da Priscila, um excelente genro e amigo e um dos melhores advogados de São Paulo talentoso, obstinado, sinônimo de competência, que cumpriu seu papel na sociedade e mais ainda pelo exemplo de luta e superação que, ao longo da sua trajetória de vida e brilhante carreira não só prestou os mais relevantes serviços à justiça, ao direito e à sociedade, bem como deixou o seu nome tatuado no coração dos familiares e amigos, deixou uma enorme saudade, uma grande lição e o grande legado de amor, carinho, fé, trabalho e dedicação que fala por si e pelo qual sempre será lembrado.
Ao mesmo tempo que lamento a morte trágica, inesperada e precoce do advogado criminalista, lutador de artes marciais e influenciador digital Leandro Mathias Novaes que pegou de surpresa, deixou sem chão, abriu no coração da família uma enorme lacuna e deixou o mundo jurídico e toda a comunidade paulista triste, abalada e desfalcada, agradeço a Deus por sua vida, manifesto meu mais sincero pesar, me solidarizo com toda a família enlutada e rogo ao Todo-poderoso Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação que conforte o coração de todos os familiares e amigos desse grande herói e verdadeiro guerreiro que além de lutar pela vida, combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé (2 Timóteo 4:7).
“Descanse em Paz, Leandro! Onde você está agora não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor; não há obra nem projeto, conhecimento ou sabedoria alguma. Não se casam, nem se dão em casamento. Nunca mais terá fome, nunca mais terá sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre você. E Deus lhe enxugará dos seus olhos toda lágrima.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” João 11:25,26.