Bauru participa do lançamento do Programa de Microcréditos para Mulheres, do Governo do Estado, A cidade foi incluída no programa que garante créditos pré-aprovados de 200 mil para as pequenas e micro empresários da cidade.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Flávia Souza, participou nesta segunda-feira (13), em São Paulo, do lançamento do Programa de criação de duas linhas de crédito para mulheres empreendedoras no Estado de São Paulo. O evento foi realizado no Memorial da América Latina, coordenado pela Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Sonaira Fernandes, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Luísa Sato. Estiveram presentes prefeitas e vice-prefeitas de várias cidades do Estado. A Secretária da Sedecon, que representou a Prefeita Suéllen Rosim, esteve acompanhada das microempresárias de Bauru, Ângela Cristina de Almeida, Jamile Mariano e Elizabete Simpriano Hilgerte.
Pelo Programa, autorizado pelo governador Tarcísio de Freitas na última quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, ao todo serão disponibilizados até R$ 50 milhões, por meio da Desenvolve SP, que vão atender micro e pequenas empresas administradas por mulheres. A linha Desenvolve Mulher terá juros de 4% a 6% ao ano, mais a taxa Selic. Para ser elegível a receber o crédito, a empresa deverá ser administrada por uma mulher. Além disso, a Desenvolve SP poderá consultar a classificação de risco da empresa.
Mulheres administradoras de micro e pequenas empresas contarão com crédito pré-aprovado de até R$ 200 mil. Além disso, na hipótese de liberação de financiamento para compra de equipamentos ou reforma de ., por exemplo, 30% desse recurso poderão ser destinados a capital de giro para impulsionar o negócio.
A segunda linha de crédito é a Desenvolve Mulher Sustentável. Ela contará com taxas ainda menores para o financiamento de projetos de sustentabilidade, como compra e instalação de placas solares, melhoria de sistema de iluminação (energia fotovoltaica), substituição de equipamentos movidos a combustível fóssil por dispositivos com energia limpa, além de projetos de eficiência energética em geral. Os financiamentos poderão ser contratados com juros a partir de 2% até 4% ao ano, acrescidos da Selic.
A mulher que deseja empreender deverá ser sócia administradora, apresentar a certidão negativa de débitos – CND e apresentar a finalidade do investimento (reformas, abertura de filial, compra de maquinários e afins. O pedido de financiamento deve ser feito através do site www.desenvolvesp.com.br
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU
FOTOS: Divulgação